quinta-feira, 16 de maio de 2024

múltiplas poéticas


genital

 

pasto no cosmo

a soja secular de Jardinópolis

onde os discos-voadores

sobrevoam meu nariz

na cara das metrópólis

 

no centro ao sul

os cemitérios

possuem mais mistérios

que a nossa vã filosofia

 

tem um animal de vagina espacial

na poesia

                     &

                     um grande pênis roxo

milenar

              feito aspiral em círculo

preparando imenso orgasmo

pra festejar o fim do século


overdose nu vermelho

 

retesar as cores

e os músculos

com os dedos agarrados no pincel

 

se faltar carne

pra roçar os óvulos

a gente jorra tinta no papel


 

Artur Gomes

Couro Cru & Carne Viva – 1987

Leia mais no blog

https://arturgomesgumes.blogspot.com/


segunda-feira, 6 de maio de 2024

múltiplas poéticas

mineração

minerar

                   em

minas

PALAVRAS-MINÉRIO

 

 mineirar

                                                    em

                   mim

 PALAVRAS-MISTÉRIO


 

nu vem mal aimé

                     para Joaquim Branco

  

comme si

      os DADOS

            do mal

                  armados

                          como numa constelação

                                  comme si

                                    de um golpe

                                               SOL

                                               dados

                                         do bem

                                   caindo

                                                                  pela

                             rampa

                        do

                       azar

                        comme si

                              lançado

                                   de um LANCE

                                    em circunstâncias eternas

                                                     comme si

pluma

                                               solitária

                                         perdida

                        comme si

                                                     do fundo

                                                                   de um naufrágio

nuvem-nuvem névoa branco sopro

      por trás

             do SONO

                 

                               comme si

                        um SOCO

                                   dentro da manhã

                                      comme si de um LANCE

                                            se desmonte o POEMA

                                   se extirpem

                        os diademas

                      

comme si

                   de um reLANCE

                           se desmanchem os dramas

                                                   e salvas se dissolvam

                                                       as tramas

                                                                             do ACASO

                                                                                                 comme ça


rota: fellini

 

tudo que em mim criança

e circo e clowns e dança

tudo que em mim convida

 

para a festa da vida

e roda roda-rota

rota-rota de acordes

 

tudo que me recorde

tutto che me a m´arcord

ch´è una festa la vita

 

os pés sujos de infância

têm-pó e água límpida

as mãos sujas de dolce

 

vita em meio: estrada

rota-receio-ponte

de vida e vitelloni

 

alegria que dança

tutto tutto que em mim

rimini-relembrança

 

minas não mais oprime

tudo que em mim menino

rota-rito-fellini

  

acossado

 

 

                         do nada

                                           um risco

                                           no saltimbanco

                                                              cotidiano

                                                    salto

                                                    em

                                                    branco :

                                                                    na noite

                                      um

                         boxeur

              arisco

                          dando

                                           jabs

                                                         a esmo

                            corte

                            de

                            dano :

                                           na alvorada

                             um

          jongleur

          levando

                          porrada

                                      de si mesmo.


bárbara by starlight

Bárbara bela
do norte estrela

Alvarenga Peixoto

 

 

ensinaram-me o céu e mais

amor, mar que da noite vem

véu vândalo que se desvela

 

em vão: amor, meu confessor

vaga cintilação de púbis

e pênis-vida toda láctea

 

toda via vai e se esgota

ao norte – órion no olho

em cruz: rasgo no escuro, marco

 

maior na ursa que se esvai

ao sul – scorpio na rota:

cisco na libra, barco, ilha

 

ensinaram-me mar e céu

amar, amor, que me ilumina

– estrela do norte: estrela

 

 

Cataguases, 1993


 

tourn´âge d´or

semi-clarão de spots

luz no centro do círculo

luz pálida mortiça

média-luz vaga-lume

luz no acanhado queijo

surge seu circo esquálido

           seu espaço-obsceno

tourn´âge d´or de doris

         pleno palco-proscênio

                      e nada fitas, nada

                                   fitas a se enroscarem

                                     em pernas tornozelos

     sandálias-serpentes

                                            coxas, coxas acima

                              do fiapo ventral

              té os peitos em pé

                                         faróis teus seios doris

                                                        day by night faróis

e curvas mas que curvas

fitas o nada, doris

                       night no espelho em frente

e não vês e não vês

a si mesma num jeté

jogado em pirouette

                          curva-se de cintura

                                                em seu cambré capenga

    changement de narcisa

      só as pernas esplêndidas

soltas no cabaré

tourn´âge d´or a vida

doris a  vida em volta

Boate Sayonara/Juiz de Fora, 2000


deo gratias

 

                                

‘’’’’’’’’’ a cada dia

                 gratias

         pela precipitada

                                           oclusão

                das coronárias

          gratias

                deo gratias

        pela sangrenta liturgia da alvorada

                 por essa rara obrigação

                          de recomeço

                                                      gratias

       pelo trôpego pulsar de tropeços

                                  deo gratias

                    pelo não de nadas

                o mundo de areia

             e veredas de veias avariadas

                        gratias

            gratias

            deo

                  deo

                         deo

            gratias

                          jucundas e diárias

            pelas caminhadas

    em meio ao mar de bundas várias



Ronaldo Werneck 



a voz submersa

 

Assassinos. Assassinos.

Mataram um estudante.

Amanhã serão outros.

Precisamos reagir.

Ela vai se esgueirando.

As vozes a perseguem. Os gritos.

Corre-fugindo.

A cabeça lateja.

A caminhada é longa. Interminável.

Arfa. Para.

Toma fôlego.

A noite a envolve.

Luzes.

Os sons se diluem.

Acena para um táxi.

Rua Paissandu – diz.

E se recosta no banco.

Fecha os olhos.

Mamãe. Mamãe – suspira.

Horrível: o corpo, os gritos.

Mamãe.

 

Salim Miguel


A voz submersa é um romance em estado febril, um delírio instantâneo desencadeado pela visão do corpo do estudante Edson Luis Souto, já sem vida, sendo carregado por uma multidão indignada, que o deposita na escadaria da Câmara Municipal na Cinelândia, no ano de 1968 que em 1984, quando Salim Miguel originalmente lançou este livro, ainda não tinha terminado.

O próprio escritor presenciou a cena e tentou transformar o que vira em reportagem, sem sucesso, depois em conto. Do duplo fracasso, desse relato engasgado por anos, saiu a matéria bruta para este romance, e a voz submersa de Salim soa viva na boca de  Dulce, a personagem protagonista. No livro é ela quem vê a cena e conta o caso para a mãe ao telefone, mas sem nunca relatar de fato o que presenciou, gaguejando em neuroses, remorsos inconfessos, lamentações sobre a própria vida – o marido distante, as cunhadas que a odeiam, os filhos, a quem chama de pestes, o pai morto.

Depois de um hiato de 29 anos sem publicar um romance – sua estreia no gênero tinha sido com A rede, em 1955 -, Salim então já  consagrado como contista, escreveu A voz submersa em apenas quatro meses, datilografando convulsivamente por seis, sete horas por dia, expurgando uma história encarcerada por 15 anos, uma ditadura inteira.

No delírio dessa febre-romance, Salim produziu imagens belíssimas, como quando narra um passeio-sonho de Dulce, que sai a rua e não encontra ninguém, pega um ônibus sem cobrador ou motorista, entra no cinema vazio e na tela vê contada a história do livro.

Dividido em partes, o romance tenta ver, analisar Dulce por todos os lados, ângulos. Na primeira, ao telefone, a protagonista monologa  com a mãe até parecer esgotar-se. Na segunda, os outros, falam sobre ela: o marido, as cunhadas e os filhos expõem as fraquezas e incongruências da protagonista.

Na parte final, mais curta e visceral, é o próprio narrador quem discorre sobre o personagem. Afeiçoado e já prevendo a despedida breve, confessa: “como reagirás diante do que virás”? (...) Temo por ti, que não podes – ou não queres te ajudar.”



não vendo ilusões

diante da miséria

que assassina corações  


Vampiro Goytacá

 eu tenho muito mais que 25 mil palavras sem perguntas mais que 25 mil perguntas sem respostas eu tenho um presente às minhas custas um passado às minhas costas um futuro à minha frente muito mais que um instante no meu cérebro as mutações em pré-juízo judas o resto da cruz jesus cristo cortador de cana boi-pintadinho muito mais que além da mesa posta


uma minibio a partir de Suor & Cio 

Artur Gomes é poeta, ator, videomaker e produtor cultural.

 Tem diversos livros publicados,  

entre eles : Suor & Cio -  (MVPB Edições 1985

Couro Cru & Carne Viva – (1987)

20 Poemas Com Gosto de JardiNÓpolis & Uma Canção Com Sabor de Campos – (Makondo Edições – 1990)

Conkretude Versus ConkrEções – 1994

CarNAvalha Gumes – 1995

BraziLírica Pereira : A Traição Das Metáforas (Alpharrábio Edições – 2000)

 SagaraNAgens Fulinaímicas (Edições Du Bolso – 2015), 

Juras Secretas (Editora Penalux, 2018) 

O Poeta Enquanto Coisa (Editora Penalux – 2020 )

Pátria A(r)mada (Editora Desconcertos, 2019).  Prêmio Oswald de Andrade – UBE-Rio – 2020

Pátria A(r)mada  2ª edição revista e ampliada – Desconcertos Editora (2022)

O Homem com A Flor Na Boca - Editora Penallux (2023)

Tem inédito:

Vampiro Goytacá/Canibal Tupiniquim  Da Nascente A Foz : Um Rio De Palavras (livro de memória)

Dirigiu a Oficina de Artes Cênicas do Instituto Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes-RJ de 1975 a 2002.

Em 1983, criou o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira, com 9 edições realizadas em diversas cidades do Estado Rio de Janeiro até o ano de 1992. 

De 1986 a 1988 foi assessor, no Departamento Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes-RJ, onde trabalhou na criação da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho – implantada no distrito de Goytacazes.

Em 1989 criou o Festival de Música de Primavera, cujas primeiras edições foram realizadas pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, na Arena do Parque Alberto Sampaio e coordenou o Encontro Nacional de Poesia Em Voz Alta.

Em 1993, idealizou o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira Mário de Andrade — 100 Anos — realizada pelo SESC São Paulo.

Em 1995 criou o Projeto Retalhos Imortais do SerAfim – Oswald de Andrade Nada Sabia de Mim, executado pelo SESC-SP em várias unidades na capital e pelo Estado.

De 1996 a 2016 foi um dos poeta convidados para dirigir Oficinas e realizar performances no Congress0 Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves-RS

Em 1996 foi um dos 50 Poetas selecionados para o Projeto Poesia 96, realizado pelo Departamento de Literatura  da Secretaria Municipal de Cultura do Estado de São Paulo - SP

Em 1999 criou o FestCampos de Poesia Falada, realizado até 2019 pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em Campos dos Goytacazes-RJ onde foi Diretor de Projetos Especiais de 1999 a 2004.

Em 2002 lançou o CD Fulinaíma Sax Blues Poesia , com seus parceiros Dalton Freire, Luiz Ribeiro, Naiman e Reubes Pess.

De 2011 a 2014 dirigiu Oficina de Produção Cine.Vídeo no Sesc-Campos

Em 2012 foi um dos Artistas Brasileiros convidado para o Circuito Cultura Arte Entre Povos, realizados em cidades do Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

Em 2013 fez Performance Poética e dirigiu Oficina de Produção Cine.Vídeo na 7ª Feira do Livro de São Luiz do Maranhão.

De 2014 a 2016 Dirigiu Oficinas de Artes Cênicas no Sesc-Campos com a montagens dos espetáculos: Nos Tempos da Fotonovela, Uma Noite De Natal,  Waterkis-Selecione Água e A Nossa Casa É Um Teatro.

Em 2017 Dirigiu Oficina de Teatro Multilinguagens no SINASEFE, seção Campos

Em 2018 e 2019 lecionou Poéticas, no Curso Livre de Teatro em Campos dos Goytacazes, com a realização do espetáculo poético teatral: LeminskiArte da Palavra Em Cena.

Em 2018 lançou o livro Juras Secretas, fez performance e dirigiu Oficina no Festival Transe Poéticas, realizado no Museu Nacional de Brasília-DF

 Em 2021 fez curadoria para a Mostra Cine e Vídeo De Poesia Falada. realizada pelo SESC Piracicaba-SP.

Integrou a Comissão Julgadora do Festival Cine Urutu, realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba-SP

Com seu videopoema  Goytacá Boy é um dos poetas que integram a Mostra Virtual de Videopoemas do Projeto Bossa Criativa, Arte de Toda Gente, realizado pela FUNRTE Rio.

Em 2022 realizou 7 edições do Projeto – Semana de 22 – 100 Anos Depois – Revirando A Tropicália na Casa Criativa Santa Paciência em  Campos dos Goytacazes-RJ

Em 2022 lançou o livro Pátria A(r)mada no Sesc Piracicaba-SP e realizou  performances realizadas no  Largo dos Pescadores

 Em 2023 realizou oito edições do Sarau MultiLinguagens, realizado no Museu Histórico de Campos e no Palácio da Cultura, realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima – Prefeitura de Campos dos Goytacazes-RJ

Em 2023 recebeu homenagem no Sarau Gente de Palavra, realizado na Livraria e Café Patuscada em São Paulo-SP, projeto coordenado pelos poetas/escritores: César Augusto de Carvalho e Rubens Jardim

Em março de 2024 realizou no Palácio da Cultura a primeira edição do Sarau Campos VeraCidade, realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima – Prefeitura de Campos dos Goytacazes-RJ

Atualmente é coordenador de cultura na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima em Campos dos Goytacazes-RJ



vampiro goytacá

canibal tupiniquim

             poesia muito prosa

viagens metafóricas por realidades reinventadas

 

não vendo ilusões

diante da miséria

que assassina corações  


"Nunca fomos catequizados fizemos foi carnaval".

Oswaldo de Andrade.

 

 Nunca fomos colonizados, fizemos foi Balbúrdia anti-colonial.

                                             Sady Bianchin

 

Ou a gente se Raoni

Ou a gente se Sting

Luis Turiba

 

uma cidade sem memória não é uma cidade

                           Federico Baudelaire

Campos precisa acordar para voltar a ser 

                                 Rúbia Querubim

tocar-te por dentro lentamente calmamente como quem morde a maçã na boca da serpente e uiva mastigando a carne como sobremesa

                                            Artur Kabrunco

o gosto da tua carne não conheço não me deste o endereço

                                              Federika Bezerra

transverso anjo avessso atravesso as artérias da cidade águas do paraíba emporcalhadas de esgotos

                                                Irina Serafina

como poesia devoro para matar a fome quando oro o prazer tem outro nome

                                                    Artur Gomes

absinto impossível te sentir mais do que já sinto

                                            Pastor de Andrade

cidade veraCidade nossas angústias penduradas nos varais

                                            Federika Lispector

 

viva a lira do delírio antropofágica paulistana metendo a língua desbragada nos bordéis de copacabana

                                            Lady Gumes

o delírio é a lira do poeta se o poeta não delira sua lira não concreta                                                

                                    Artur Fulinaíma

 desde os tempos de moleque para descascar carne de manga faca facão canivete arma branca de pivete nos quintais da cacomanga

                                     EuGênio Mallarmè

 

não tenho papas na língua  nem pastor me come as coxas eu sou do mar da tempestade beira mar é quem   lambe  as minhas ostras

                                            Gigi Mocidade



eu sou o sangue

afro tupiniquim

que ainda

corre em minhas veias

sou a lama do mangue

a bio/diversidade

e

a genialidade desses traços

no lápis de Kevin Areas


arquitetura/poesia

 

enquanto arquitetos desenhistas desenhavam eu foto.grafava escrevia poesia muitas vezes a arquitetura do poema me vem em linhas fulinaímicas

                                         sinuosas se em verso ou prosa não explico o que me importa é o ofício ao qual eu me dedico


por enquanto

vou te amar assim em segredo

como se o sagrado fosse

o maior dos pecados originais

                 e minha língua fosse

                 só furor dos canibais


veraCidade

 

por quê trancar as portas tentar proibir as entradas se já habito os teus cinco sentidos e as janelas estão escancaradas ? um beija flor risca no espaço algumas letras de um alfabeto grego signo de comunicação indecifrável eu tenho fome de terra e esse asfalto sob a sola dos meus pés agulha nos meus dedos quando piso na augusta o poema dá um tapa na cara da paulista flutuar na zona do perigo entre o real e o imaginário joão guimarães rosa caio prado martins fontes um bacanal de ruas tortas eu não sou flor que se cheire nem mofo de língua morta o correto deixei na cacomanga matagal onde nasci com os seus dentes de concreto são paulo é quem me devora   selvagem devolvo a   dentada na carne da rua aurora


balburdiar eis o verbo

ver pra crer

:

               difícil de falar

ótimo de fazer

 

amor

balbúrdia gozosa

jorrando poesia

enquanto goza

 

fazer balbúrdia

jogo de cartas

sem  baralho

:

dá prazer

                  mas dá trabalho  

 

 

Balbúrdia PoÉtica

 

numa dessas noites boêmicas  de dois mil e dezenove  em bares ex-tintos da lapa  na cia de sady bianchin fil buc e marcela giannini ouvimos do indesejado que dentro das universidades federais era uma tremenda balbúrdia  mal sabia ele que sua fala chegaria aos ouvidos de quem não cala imediatamente como uma prova dos nove pensamos uma Balbúrdia PoÉtica a favor da ética

e contra todo aquele que nos provoca náuseas neo-nazistas que nos fazem mal  e agora transformado  em manifesto de resistência sócio política cultural contra todo e qualquer tipo

de bandidagem oficial

seja ela municipal estadual ou federal 



MINAS NÃO HÁ MAIS

 

Por galerias subterrâneas, perdidas

de alma e de tino, a inaudita humanidade

se faz e refaz, constante

concernente ao seu destino final.

 

E é assim, se, pela arte

se vai bamburrar

a peleja, do bem, contra o mal.

 

Justo, a vida não se curva, ao prosaico ditante.

Segue a poética seca, pedra angular, de João Cabral

onde a revelação não está no todo, já se sabe

está na parte, na flor do cabelo, da mulher amada

que mergulha os seus dedos, e, suavemente

a mão, até a ferida arruinada.

A sorte está no riso da criança, uma, igual a todas

em toda beleza existente

e, também, nas mãos nuas, dos amantes

dadas ou ausentes.

 

A marca humana está nos rostos

que passam desapercebidos

e se acumulam, insólitos

colados e esquecidos, olhos tristes

olhares em mirada, olhos

de campo de concentração.

Guimarães Rosa, em Cordisburgo

descubrindo o Nonada.

 

Esquecimento.  Ela, a vida, corre

e tem o seu tempo próprio, no paradoxo

da permanência, na loja, onde as mercadorias

não se vendem e são repositórios, memorabília.

 

Os sapatos são trocados

para suavizar os passos

na estrada de Minas, pedregosa.

 

Para onde, nos levam?

Disso, não se sabe nada.

A fala galega do povo, revela a história

e as intenções sobrepostas, irreveladas

contadas a ouvidos moucos, aos brados

de bocas surdas.

A eternidade, sem os porquês

o abandono, ausente o drama telúrico

de um Deus bastante.

 

Intensidade brutal, corte na carne

sem profilaxia.

Os desvãos infectos, aqui, no bordel

ou na Palestina, sem direitos de ser.

Não se rouba, aquilo que se acha

sob as franjas da terra

ou sobre a lauta mesa do jantar.

Há o que vai embora, no ultimo trem de carga

e a solidão de quem fica, esperando

alguém, na estação.

A cidade deserta, no correr da madrugada

ausente, a noite e o dia.

A cidade sobressalta, o excesso barroco

e a falta.   A torre da igreja, o som do sino

a curva da rua, a chuva, o cheiro de terra

a fome de mistério, a pontuação da musica

incidente, sacra, o mantra

mas sem negação karmica

e, enfim, a verdade, que, por si só

reverbera, no inescrutável do coração.

 

Ao Divino Espírito Santo, dedico a eterna canção

evocando o sagrado, que existe no meio das pernas

e no tanto da nossa emoção.

Gente humana, nas favelas, pelas ruas, pelourinho

gente que sobrevive tanto, mesmo que erre tanto.

E como tanto, esta gente erra

pelos quatro cantos da terra

como chineses, nos cais.

 

Os enfadados franceses

as prostitutas e tais

as moças com filhos, no colo

negociando os seus preços

(com os dentes dourados)

sorrindo, desabridos

toda a riqueza da vida, auferida.

 

As putas, ainda assim, são

as melhores, entre todos nós.

Mãos, ainda insistentes, pairam

barrocas, em suspensão, devotadas ao sacrifício

maculadas nas cicatrizes, nas gastas feridas

e na esperança.

A equação que une carne, pão e pano

qualquer que seja a ordem

ou as irrupções devidas

entra ano e sai ano.

Entropia desesperada, pelos becos

pelos bares

(quem diria, que um dia

tudo já foi oceano).

 

Anseios, nos portais, a roda dos enjeitados

o abandono da veleidade

montanhas de ferro, exaurido

estalactites/estalagmites

sem água, ponto terminal

formando o contexto do enredo

sugestões para arte e para a prosa

- o amor, a dor e a saudade

prescindindo da rosa, pela expiação

pelo inconfidente degredo.

Montanhas impassíveis, caminhando

para o mar, no longe

desfeitas em desejos atávicos

poeira, em sal, em segredo.

 

Ricardo Sant’Anna Reis


art pop

 

macunaíma

ilumina o lobisomem

na selva de new York

 

o rato rou ea roupa

do gênio da art pop

 

nosso samba popular

não precisa ser estar

cantando rock

 

geleia geral

 

a coisa por aqui

não mudou nada

 

embora sejam outras

siglas no emblema

 

espada continua a ser espada

poema continua a ser poema

 

pessoa

 

não tenho pretensões

de ser moderno

nem escrevo poesia

pensando em ser eterno

 

veja bem na minha língua

as labaredas do inferno

e só use o meu poema

com a força de quem xinga

 

Artur Gomes

Do livro Couro Cru & Carne Viva

1987


Isso é um poema ou uma navalha?

 Difícil a pessoa passar pela vida sem cometer poesia. Aquela paixãozinha, aquele namorico desfeito, aquela dor de cotovelo deixam a gente desamparado. E como psicanalista está caro e nem sempre fica bem buscar o consolo da mamãe, a gente corre depressa pro colo quente da poesia, fazendo uns versinhos que não conseguem ultrapassar os estreitos limites do eu apaixonado, do eu angustiado, do eu ferido. Para a maioria das pessoas, poesia é coisa que dá e passa, principalmente na adolescência. Raros são aqueles que conseguem romper o exíguo círculo traçado em redor de si para entrar no terreno da verdadeira poesia. A quase totalidade das pessoas que faz “poesia” julga que ser poeta é fácil. Um pouquinho de sentimento, uma frase iniciada com letra maiúscula, outras frases colocadas abaixo da primeira e ponto final. Pronto. Fiz um poema.  Poeta que é poeta saque que fazer poesia não é mole mas consegue escrever  um poema até quando a inspiração está efervescente no intestino e “não quer sair”.  Preste só atenção em Drummond .

 

“Gastei uma hora pensando um verso

que a pena não quer escrever.

No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo

e não quer sair.

Mas a poesia deste momento

inunda minha vida inteira”.

 

Eis aí o Estado de Poesia, comoção lírica todos nós temos pelo menos uma vezinha na vida. Transformá-los em verdadeiros poemas é que são elas. Artur Gomes começou, como todo mundo, fazendo seus versinhos, mas desde o início, revelou um pendor incomum. A poesia para ele , era compromisso e não diletantismo ou fuga. Bem cedo, suas antenas sensíveis perceberam as misérias do mundo, particularmente as do em que ele vive, o terceiro. Sem armas brancas ou de fogo, impossibilitado de se transformar em guerrilheiro, ele fez da poesia, uma arma que cada dia afia mais.

 Terceiro mundista, brasileiro e malandro, ele não quis saber de espada, cimitarra, alfanjes, floretes, sabres e alabardes para travar suas lutas. Em vez, preferiu a navalha que corta frio e fino, sem que a gente perceba, até o sangue começar a escorrer. E sua marca não sai mais. Os poemas de Artur Gomes cortam feito navalha e deixam uma cicatriz indelével que nem plástica remove. Implacável e habilidoso no manejo da sua arma , ele arremete contra os fabricantes de injustiças. Sua poesia revela preocupações sociais, políticas e ecológicas, não poupando os mitos forjados pela história. Além de contestador, iconoclasta.

 Não se pense, porém que Artur Gomes vive mergulhado em profunda amargura. Ele sabe cantar também os prazeres do amor, do erotismo, a luxúria do ambiente tropical e o goso pela vida. Sua poesia é também resistência à desfiguração cultural do nosso país. Nem se pense também que a poesia em suas mãos, se reduz a um instrumento de protesto. Conquanto crítico e preocupado com o social, o político, e o ecológico, Artur Gomes demonstra também uma grande preocupação com questões técnicas. Artista, ele também é artesão. Trabalha seus poemas à exaustão, procura explorar as possiblidades da palavra e o suporte físico da página. Faz experiências no campo do concretismo, construindo poemas com palavras decompostas que só podem ser inteiramente compreendidas visualmente: a pá lavra;  re-par-tiu-se. Eis dois exemplos. Mas é fundamentalmente para o ouvido que se destinam os seus poemas. O espaço em que faz zunir e reluzir a sua navalha é sonoro e musical. O tempo passa e os poemas de Artur Gomes tornam-se cada vez mais musicais e ritmados.

 Outro traço que se acentua na evolução do seu trabalho: a concisão. A cada livro publicado, nos deparamos com um poeta sempre mais econômico. Na linha de um Oswald de Andrade e de José Paulo Paes, ele escreve poemas curtos, enxutos, incisivos, que ferem como o  diabo. Não rompe com a rima e com a métrica, mas não se deixa aprisionar por elas. Ambas estão presentes o tempo todo em seu trabalho sem que se possa garantir que não sejam ocasionais. A rima, por exemplo quando rompe, traz um efeito inusitado. Tanque rima com ianque, parque rima com dark. E aqui há outro aspecto digno de registro: Artur Gomes incorpora as novidades, mas nunca fica deslumbrado com elas. É moderno muitas vezes experimentalista, mas respeita a tradição. Não sei de suas leituras, mas deve tomar bênção aos clássicos. Não rompe com  a métrica, com a rima e com a estrutura do poema, mas não cai na poesia convencional. É agressivo, mas não perde nunca de vista o sentido maior da poesia. Isso não quer dizer, em contrapartida, faça arte pela arte, mas muito menos significa que se deixa envolver nas facilidades da poesia de protesto feita sob encomenda.

 O poeta está aí, inquieto, equilibrando-se na corda bamba. Pode começar a ler os seus poemas, leitor. Agora se você faz parte daquele grupo de pessoas que tiram partido da miséria e destruição, tome cuidado com Couro Cru & Carne Viva. Os  poemas navalha de Artur Gomes  certamente não terão piedade de você.

 

Aristides Arthur Soffiati

Campos, agosto de 1987



nesta próxima quarta entre as 17 e 21h estarei fazendo no Palácio da Cultura, uma demonstração da Oficina de Poesia Falada (escrita criativa), a pedido da Gerência de Formação da FCJOL

Oficina de Poesia Falada (escrita criativa)

A princípio é também fomento de leitura, não apenas leitura de poesia, mas as múltiplas possibilidades de V(L)ER o mundo e seus sub-mundos.

Objetivos:

Selecionar intérpretes para o FestCamps de Poesia Falada e criar com os alunos ações para o Sarau Campos Veracidade e para o Rua Em Movimento.


 

gosto de percorrer
o território das palavras
às vezes as escrevo
de forma simples
noutras rebuscada

amarro o céu na ponta da lua
para sacolejar estrelas

no café da manhã
pão com manteiga
o beijo do sereno

tenho pelas palavras
tremendo respeito
não as desajeito
em ideias mirabolantes

esses dias vi uma delas
na carona de um basculante

confesso fiquei atordoado
com tamanha ousadia
pensei se caísse
o que aconteceria

palavras têm dessas coisas
se desprendem da razão
se contentam
em provocar emoção

também penso sobre isso
da necessidade do poema
se o tudo já escrito
já não valeu a pena

de drummond a pessoa
de quintana a leminski
dos novos e velhos poetas
que ainda insistem

vou parando por aqui
pra não enrolar mais a conversa
daqui a pouco vão dizer
que sou mais um
metido a poeta

 

Dinovaldo Gillioli 



Juras secretas de um trovador contemporâneo

por Adriano Moura

 “Só uma palavra me devora / Aquela que meu coração não diz”.

 Esses versos de Jura secreta, canção de autoria da compositora brasileira Sueli Costa e Abel Silva, conhecida por grande parte do público pela passionalidade interpretativa da cantora Simone, pluraliza-se e faz emergir Juras Secretas, décimo oitavo livro do poeta Artur Gomes.

 Não que haja intertextualidade explícita entre a canção e os poemas do livro, mas denota o intertexto como uma das principais marcas do poeta, recurso presente em seus livros anteriores.

Em SagaraNagens Fulinaímicas (2015), já se percebia um Artur Gomes um pouco distinto da ferocidade de crítica política predominante, por exemplo, em Couro cru & Carne Viva (1987). Em Juras secretas, o poeta assume de vez sua faceta lírica, e é essa que pontua as cem “juras” que preenchem o miolo do livro.

 

Jura secreta 45

 

por enquanto

vou te amar assim em segredo

como se o sagrado fosse

o maior dos pecados originais

e minha língua fosse

só furor dos Canibais

 

E é com furor canibalesco que se nota, na tessitura poética de muitos versos, o poeta que se dedica também à leitura da literatura e de outras artes. Antropofágico, herdeiro de Oswald Andrade e do Tropicalismo, a língua do poeta devora tudo que o coração não diz para permitir que a poesia o diga.

Hilda Hilst, Portinari, Glauber Rocha, são signos que denotam o repertório de um leitor-espectador de várias linguagens e que não esconde essas influências. Porém sua poesia não é enciclopédica. As alusões promovem efeitos sonoros e imagéticos que contribuem para o desenvolvimento de uma estilística pessoal e funcional.

 

Jura secreta 13

 

quantas marés endoidecemos

e aramaico permaneço doido e lírico

em tudo mais que me negasse

flor de lótus flor de cactos flor de lírios

ou mesmo sexo sendo flor ou faca fosse

Hilda Hilst quando então se me amasse

ardendo em nós salgado mar e Olga risse

olhando em nós flechas de fogo se existisse

por onde quer que eu te cantasse ou Amavisse

 

Artur Gomes é um dos poucos poetas que mantém viva a tradição da oralidade. Participa de vários encontros Brasil afora recitando seus versos como um trovador contemporâneo. Nota-se, na estrutura musical de sua poesia e nas imagens que cria, uma obra que se materializa por completo quando dita em voz alta. Mas mesmo no silêncio do quarto, da sala, da praia ou no barulho do carro, trem ou metrô; a poesia de Juras Secretas oferece viagens estéticas aos que sabem que a poesia não está morta como andam pregando por aí.

 

Jura secreta 43

 

com os seus dentes de concreto

São Paulo é quem me devora

e selvagem devolvo a dentada

na carne da rua Aurora

 

Adriano Carlos Moura

Mestre em Cognição e Linguagem (Uenf).

Professor de Literatura do IFF –

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG


múltiplas poéticas

genital   pasto no cosmo a soja secular de Jardinópolis onde os discos-voadores sobrevoam meu nariz na cara das metrópólis   ...